MÚSICAS INESQUECÍVEIS

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

BRIGA CONJUGAL

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher".
Cora Coralina
Briga Conjugal
 
Todo relacionamento interpessoal se ajusta na medida em que cada um procura preencher as necessidades do outros.

Estas necessidades nem sempre coincidem e é destes desencontros que surgem as brigas.

Nunca o casal deve brigar antecipando pensamentos e sentimentos do outro.

Não se deve ridicularizar o outro.

O sarcasmo é considerado letal.

Às vezes, durante uma briga, quando a tensão cresce muito, o Homem e a Mulher reagem de forma diferente.
A mulher na maioria das vezes utiliza o choro como forma de delimitar que quer um tempo, talvez, por não conseguir se colocar de forma assertiva, sentindo se amedrontada, derrotada, e até mesmo incapaz de se defender. Já o homem fica tenso, se irrita ou até mesmo fica mudo, quando se sente agredido verbalmente, ou magoados e na maioria das vezes sai de casa e alguns pelo excesso de raiva pode utilizar de força física.

Todo relacionamento contém desacordos, interesses opostos, conflitos. Atualmente, existe a idéia de que os conflitos são ruins e, portanto, devem ser evitados. Porém, não são os conflitos em si que são ruins, mas principalmente a maneira como nós lidamos com eles.

Toda briga, em geral, leva a uma mudança e, por isso, envolve algum risco.

Mas podemos usar a briga como ponto de partida de um esforço para um ajudar o outro a crescer, melhorar a qualidade do relacionamento.

Muitas vezes é indicado a terapia de casal na qual faz com que este aprenda a lidar com seus conflitos internos e externo com total assertividade.

Postado por Rosa Carvalho (Graduada em Psicologia, Especialista em Psicoterapia Cognitiva Comportamental)
rosamcarvalho.blogspot.com/.../briga-conjugal-onde-est-assertividade.html
CURIOSIDADE

Um estudo da Universidade de Utah (EUA) mostra que as brigas entre casais são prejudiciais para o coração. Entretanto, diz a pesquisa, se ele ou ela tem desejo de controle excessivo sobre seu cônjuge as conseqüências para o companheiro podem ser piores.

O estudo científico chegou à conclusão de que as esposas que têm maridos agressivos são mais suscetíveis à arteriosclerose (endurecimento das artérias coronárias), mas a doença é mais comum nos homens quando um, ou os dois, tentam controlar a situação.
SAIBA MAIS:
Cansaço, indisposição, briga com o parceiro, envolvimento com o trabalho, podem tirar o foco da vida sexual, porém, a ausência de vontade por muito tempo pode sinalizar o problema.

Síndrome do desejo sexual hipoativo (DSH). O problema traz instabilidade conjugal e pode atrapalhar a saúde. A disfunção é mais comum do que se imagina, 35% das mulheres brasileiras vai para cama com o parceiro apenas para dormir, sem sentir a menor falta do relacionamento sexual.

A síndrome é considerada séria pelos médicos, na medida em que afeta a saúde das mulheres, deixando-as mais fragilizadas. Mas a DSH não acontece de uma hora para outra. Normalmente, as mulheres que sofrem com a síndrome perdem aos poucos a vontade sexual. E as causas dessa diminuição podem ser tanto físicas como psicológicas.

"Amor foi feito para amar

Perdão foi feito pra se dar
Não semeie pra colher depois, o tal ressentimento".

Pe. Fábio de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário