MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

R.P.G O JOGO POLÊMICO


Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Como em um jogo de estratégia, há regras que o definem, e guiam aquilo que o seu personagem pode ou não fazer. A esse conjunto de regras chama-se sistema. Como no teatro, cada personagem tem uma história, e deve ser interpretado assim como fazem os atores. Diferente de um jogo de estratégia, você não luta contra um adversário específico, mas vive aventuras em um mundo imaginário. Diferente do teatro, você não segue um roteiro, mas age pelo seu personagem com liberdade de ação, limitado somente pelo conjunto de regras do sistema em questão.

Em registros oficiais, o Role Playing Game ou RPG surgiu no ano de 1974. O primeiro lançamento foi o jogo Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões, em português), criado por Gary Gygax e Dave Arneson. No início, o D&D (abreviatura de Dungeons & Dragons), era um simples complemento para um outro jogo de peças de miniatura chamado Chainmail (cota de malha), mas terminou dando origem a um jogo totalmente diferente e inovador. Este primeiro jogo era extremamente simples comparado aos Jogos de Interpretação da atualidade e tinha uma origem influenciada por jogos de guerra/estratégia.

Uma aventura de RPG pode durar o tempo de uma sessão de jogo (algumas horas ou mesmo uma tarde inteira) ou mais de uma sessão de jogo. Uma série de aventuras de RPG interligadas – jogadas com os mesmos personagens – é chamada de campanha. Diferente de outros jogos, uma campanha de RPG pode durar muito tempo, até alguns anos, dependendo apenas da vontade e disponibilidade do Mestre e dos jogadores de continuar jogando a mesma campanha e com os mesmos personagens.

Hoje o RPG é usado em várias áreas além do entretenimento, como Educação, Ludoterapia e Recursos Humanos. Ele é um dos poucos jogos recomendados pela NASA, justamente por estimular o trabalho em equipe e não a competição .

O LADO NEGATIVO DO JOGO:
O maior perigo maligno nos jogos RPG está na fantasia ou simulação baseada no ocultismo.

“Nesse jogo RPG a criança manipula o poder e se tornar um mestre. A partir dessa perspectiva, fica muito fácil abraçar princípios similares encontrados na feitiçaria e satanismo. Sean Selles, um garoto de 12 anos de idade, mergulhou no obscuro e fantástico mundo do jogo e passou a estudar ativamente o satanismo. Depois de ter dedicado sua vida a Satanás, Sean, com dezesseis anos, matou sua mãe, seu padrasto e um atendente de uma loja de conveniência. Condenado por três assassinatos, Sean se tornou o mais jovem habitante do Estado de Oklahoma no corredor da morte. Quando esteve na prisão, ele se converteu ao cristianismo e começou a falar sobre os perigos de Dungeons & Dragons”.

É bom lembrar do caso do assassinato de Ouro Preto em Minas Gerais(BRASIL) e sobre a  associação aos jogos de RPG a rituais satânicos entre outras grandes informações que assombraram os jogadores de RPG durante muito tempo.

RPGistas também podem ser confundidos com “ocultistas” pela temática de alguns jogos – especialmente jogos de horror. Muitas vezes, um livro de RPG tem a aparência de um livro de magia ou ocultismo (!!!). Por isso, quando esses livros “fortes” são produzidos há uma indicação para maiores de 18 anos.



O QUE DIZ  UM  JOGADOR:
O que a maioria das pessoas não leva em consideração é que o problema não é o RPG e sim o indivíduo em questão. Seja por uma questão de maturidade, de infantilidade, compulsão, ou mesmo de trocar um vício por outro o RPG pode ser facilmente assumido como qualquer outro. Nunca no mundo, em nenhuma outra época, foi possível ter acesso à tanta informação, tão rápido. Algumas pessoas não conseguem assimilar isso, e quando se apegam em algo, criam um fanatismo por aquilo na tentativa de deixar sua vida mais interessante - ou talvez, usar essa influência para fugir da sua própria realidade. É assim quando vemos mulheres desmaiando pelos Beatles, ou se matando por um jogo de futebol.

Seja fanatismo por futebol, fanatismo por alguma personalidade da TV ou da música, ou fanatismo por RPG. Não importa. Fanatismo é algo perigoso e pessoas podem morrer por causa dele!

pt.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game
www.rederpg.com.br/portal/.../news/article.php?...
valberto.multiply.com/journal/item/269/269

Nenhum comentário:

Postar um comentário