MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sábado, 5 de fevereiro de 2011

QUEM VAI CUIDAR DE VOCÊ NA VELHICE ?

A velhice é um dos períodos mais difíceis da vida. Além de uma maior vulnerabilidade às doenças e de ter de depender mais de outras pessoas, muitos idosos sofrem com a solidão e com o senso de inutilidade. Não são poucos os velhos abandonados num asilo por seus próprios filhos. Hoje em dia existe uma conscientização social maior quanto aos que alcançaram a terceira idade. Existem programas e projetos de atividades envolvendo idosos, com o objetivo de vencer a solidão e a ociosidade. Mas por melhor que sejam, nem sempre conseguem trazer alguma felicidade a quem já viveu muito.

Quando chega um determinado momento, o indivíduo vai perdendo seus papéis sociais e o trabalho não o aceita mais. Se nessa esfera não é aceito, ele também começa a perder o seu papel no âmbito familiar. O indivíduo começa a ser considerado inútil, um incômodo. Então, ele vai ser descartado em algum lugar.

O pior é que essa realidade chega cada vez mais cedo pra muita gente. A idade cronológica não é mais considerada um referencial seguro porque as modificações no mundo do trabalho e da tecnologia produzem uma série de exclusões que levam as pessoas à condição de "velho" precocemente. Esse processo não leva em consideração sua experiência e, principalmente, que o envelhecimento é um processo natural.


DIREITOS DOS IDOSOS:
Violência e Abandono


Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.

Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.

Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.

Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.

Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.
VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS:
Um dos grandes males que provoca a ruína de lares é a violência cometida dentro da própria família, a chamada "violência doméstica", mais gravosa ainda quando cometida contra pessoas idosas.

É válido mencionar que em nosso ordenamento jurídico é considerada idosa toda pessoa com 60 anos ou mais, onde há norma específica voltada aos direitos dos idosos, sendo denominado "Estatuto do Idoso".

Mesmo com a legislação prevendo punições a quem comete crimes contra idosos, não raros são os casos de violência cometida contra os mesmos, na maioria dos casos as vítimas tendem a guardar marcas não apenas no contexto físico, mas carregam marcas profundas na alma, danos psicológicos.

Consoante análises, os estudos apontam que a maior parte das vítimas são senhoras, onde inúmeros são os casos registrados de violência doméstica cometida contra estas, sem levar em consideração as vítimas que não denunciam o abuso e maus tratos que sofrem.

A vítima tende a ficar amuada, se vê frágil e incapaz de reagir perante às más condições a qual é exposta, onde acaba em muitas vezes se afastando de modo geral dos seus familiares, onde é extremamente ardil ter de ver um ente querido e não se sentir a vontade, e muitas vezes teme uma repressão bruta quanto ao fato de informar sobre a violência exercida por outro familiar.
REALIDADE:
Freqüentemente a família assume a administração dos bens do idoso, que podem ser muitos ou simplesmente a aposentadoria, desfaz sua casa e cria uma forma de dependência cada vez maior. Como conseqüência, o idoso torna-se um dependente, perde a autonomia e não controla nem mesmo seu próprio dinheiro. Ele passa a ter que justificar seus gastos, passa a ser controlado... alguns reagem a essa expropriação de autonomia, outros no entanto, sentem-se frágeis demais para mudar a situação e tomar novamente as rédeas da própria vida...


...E VOCÊ ? QUEM VAI CUIDAR DE VOCÊ NA VELHICE ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário