MÚSICAS INESQUECÍVEIS

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CORAÇÃO ARTIFICIAL

O coração é uma bomba muscular que mantém o oxigênio e a circulação do sangue por seus pulmões e corpo. Em um dia, o coração bombeia cerca de 7.570 litros de sangue. Como qualquer motor, se o coração não for bem cuidado, pode falhar e bombear com menos eficiência, o que causa a chamada insuficiência cardíaca.

SAIBA QUE:  Apenas pouco mais de 2 mil transplantes cardíacos são feitos anualmente nos Estados Unidos, o que significa que dezenas de milhares de pessoas morrem à espera de um doador de coração.

 
"Menino de 10 anos sobrevive com

coração artificial no Rio de Janeiro"

O menino Patrick, de dez anos, sobrevive com um coração artificial à espera de um doador no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro.

A criança levava uma vida normal até começar a apresentar sintomas de doença cardíaca durante uma partida de futebol. Foi diagnosticado que ele tinha uma doença rara que inflama o músculo cardíaco, causando problemas de circulação do sangue.

Esse problema é raro e considerado sem cura. Alguns médicos chegaram a afirmar que Patrick teria apenas alguns dias de vida. Mas, internado há 15 dias, o menino é a primeira criança a receber o tratamento e sobreviver com um coração artificial.

O coração em si é um reservatório de poliuretano – um tipo de plástico –, com duas válvulas que se abrem e se fecham, coordenadas pelo aparelho que fica fora do corpo, e bombeiam o sangue para o corpo.

Um paciente pode viver cerca de um ano com este tipo de coração artificial, mas o ideal é que o transplante seja feito o mais rápido possível. Além da questão da qualidade de vida do paciente, existe a preocupação de que haja alguma inflamação nas cavidades pelas quais passam os tubos que comunicam o coração ao aparelho externo.

ITÁLIA: O primeiro adolescente do mundo a receber o implante de um coração artificial permanente,  foi um italiano de 15 anos . A operação durou 10 horas  e ocorreu no dia 30/09/2010. A equipe de cirurgia cardíaca do Hospital Pediátrico Bambino Gesù de Roma, dirigida por Antonio Amodeo, realizou esta operação .

Os especialistas explicaram que o coração artificial temporário é utilizado habitualmente para ajudar os enfermos à espera de um coração compatível para um transplante.

Desta vez, os cardiologistas optaram por implantar um coração artificial permanente.

O coração artificial utilizado, com quatro centímetros de comprimento, foi inserido no ventrículo esquerdo do paciente. Se trata de uma bomba hidráulica ativada eletricamente, implantada no tórax para evitar riscos de infecção.

BRASIL: Em São Paulo, o número de transplantes deste tipo é bem maior. Em 2009, o estado do Rio realizou 255 transplantes, enquanto que o estado vizinho registrou 1.975 cirurgias desse tipo. No ano passado, foram 300 cirurgias no estado do Rio e 2.328 em São Paulo.


CURIOSIDADES:
A evolução do coração artificial

1957
Willem Kolff e Tetsuzo Akutsu, da Cleveland Clinic, substituem o coração de um cachorro por um dispositivo artificial de acionamento pneumático. O animal sobrevive por 90 minutos.

1967
Willem Kolff e Tetsuzo Akutsu, da Cleveland Clinic, substituem o coração de um cachorro por um dispositivo artificial de acionamento pneumático. O animal sobrevive por 90 minutos. Na África do Sul, o médico Christiaan Barnard realiza o primeiro transplante de coração do mundo. O paciente morre 18 dias após a cirurgia em decorrência de uma dupla pneumonia.

1969
Dr. Denton Cooley, do Texas Heart Institute, implanta pela primeira vez um coração artificial num humano como "ponte" para o transplante cardíaco. O paciente permanece vivo por 64 horas com o coração artificial e morre dois dias depois do transplante.

1982
Dr. William DeVries implanta como solução definitiva o coração artificial Jarvik-7 num dentista de Seattle, que sobrevive por 112 dias. Após mais três implantes do Jarvik-7, a idéia de um coração artificial permanente é abandonada.

2000
Primeiro implante do Jarvik 2000, dispositivo de assistência circulatória pequeno o suficiente para ser acoplado dentro do ventrículo esquerdo do coração.

2001
Começam os testes em humanos com o Abiocor, o primeiro coração artificial totalmente implantável.

NOTA:
O menino Patrick Hora Alves, de 10 anos, morreu na noite de terça-feira (10/05/2011). Ele foi a primeira criança a fazer um transplante de coração no país e as informações de sua morte foram confirmadas pela assessoria do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ele estava internado há cerca de um mês.


As causas da morte da criança, segundo o pai do menino, Luis Claudio Alves, foram choque cardíaco e insuficiência renal. O corpo de Patrick será cremado na sexta-feira (13) no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário