MÚSICAS INESQUECÍVEIS

terça-feira, 19 de abril de 2011

MUNDO CURIOSO DOS INSETOS

OS MAIORES INSETOS E ARACNÍDEOS DO MUNDO
Hadogenes troglodytes














O maior escorpião atual é o Hadogenes troglodytes, que atinge 21 cm, Hadogenes troglodytes é uma espécie que vive em vários locais da África mais precisamente em Botswana, Mozambique, Africa do Sul e Zimbabwe, mas essencialmente em locais secos, ou seja, locais que recebam cerca de 600 milímetros de chuva em média anual. Eles são restritos a áreas rochosas, onde inclui arenito e granito.

Eles parecem preferir viver nos sopés dos montes, em vez das áeras mais altas. Adultos ocupam as fendas maiores das rochas, algo em torno de 1,5 cm de largura, e os mais jovens ocupam fendas menores, de modo a diminuir a concorrência com os adultos. As ocupações deles em algumas locais podem ser bastante densa. Esta espécie de escorpião tem um veneno leve.

Raramente picam, e normalmente fazem isso como auto-defesa, usando as garras poderosas. DL50 (nível da letaliedade dos venenos) estão entre 1800-2667 mg/kg. Os ancetrais dos escorpiões é o Brontoscorpio anglicans, que chegavam a mais de 80 cm.

Tarântula Golias















Nativa das regiões de floresta tropical ao norte da América do Sul, essas aranhas chegam até a uns 30 centímetro (12 polegadas) de uma perna a outra quando completamente estendida e podem pesar mais de 120 gramas. Tarântula Golias (Theraphosa blondi) é uma espécie selvagem, comumente encontrada em áreas alagadiças ou pantanosas. Vivem em tocas cavadas no chão por elas ou tocas abandonadas por roedores ou outros animais.

O veneno das tarântulas, incluindo a da Golias, geralmente não é letal para os seres humanos, embora a sua picada possa causar dor intensa e sudorese.

Elas podem comer pequenas cobras, lagartos, insetos, sapos, e às vezes até morcegos e roedores. A Golias é conhecida por capturar aves jovens, isso é muito raro. Tarantulas não têm dentes para comer as suas refeições. Em vez disso, eles injetam sucos em suas vítimas. Estes sucos praticamente derrete os tecidos moles, permitindo que a aranha literalmente sugue suas vítimas.

A tarantula Golias faz um barulho, esfregando as pernas uma nas outras. Este barulho faz um som alto, suficiente para ser ouvido até 15 metros de distância. A arma secreta dela é a sua capacidade de liberar pêlos do seu corpo próximo a qualquer criatura que ela sente ser uma ameaça. Os minúsculos pêlos são muito irritantes para a pele e pode causar problemas como urticária se eles chegarem nas membranas mucosas ao redor da boca e dos olhos.

Besouro Rinoceronte














O besouro hércules ou besouro rinoceronte (Oryctes rhinoceros) habita os bosques tropicais e equatoriais da América Central e do Sul é, proporcionalmente, o bicho mais forte do planeta. Esse inseto é capaz de suportar 850 vezes o próprio peso. Para ter uma idéia da façanha, imagine um homem de 70 quilos levantando quase 60 000 quilos. O besouro-rinoceronte também é um dos insetos mais pesado do mundo: tem entre 70 e 100 gramas.

Ele mede entre 30 a 57 mm de comprimento e entre 14 a 21 mm de largura, normalmente é preto com mesclas de encarnado muito escuro. O besouro rinoceronte leva esse nome por causa do chifre, (apêndices cefálicos e torácicos), usado pelos machos apenas para disputar fêmeas ou território. Eles se alimentam de matéria orgânica em decomposição e excremento e, apesar da aparência assustadora, não mordem, não picam e nem são venenosos. Só não tente prendê-los com as mãos fechadas. Pode ser uma experiência humilhante. O Besouro Rinoceronte é um inseto bastante resistente e rústico.

Dinoponera gigantea















Conheça a "Maior Formiga" do Brasil e do mundo, ela tem o tamanho de um palito de fósforo e um veneno poderoso...

O RankBrasil – Livro dos Recordes Brasileiros certificou a Formiga Carnívora Gigante pelo recorde de “Maior Formiga Operária” do Brasil.

A Formiga Carnívora Gigante é originária do Maranhão, não tendo indicações de outras origens, nem verificando migração ou invasão de outros territórios. Ganha o nome científico de Dinoponera gigantea, é a maior formiga conhecida no mundo.

Além de ter um tamanho assustador, três centímetros, essas formigas dispõem de outro poder, ela é venenosa. Utiliza seu veneno para imobilizar e matar pequenos insetos rastejantes, pequenos répteis e até ratos.

gafanhoto Schistocerca


















O gafanhoto-do-deserto (Schistocerca gregaria) é uma praga capaz de causar graves perdas na agricultura na Ásia, África e Austrália. Mais conhecido como uma das pragas bíblicas lançadas contra o Egito, seus enxames podem ter bilhões de insetos.

E 20% do mundo é vulnerável à praga, segundo Stephen Rogers, biólogo da Universidade de Cambridge e um dos autores do estudo, publicado numa edição da revista científica "Science".Enxame de gafanhotos Schistocerca gregaria, praga capaz de causar graves perdas na agricultura na Ásia, África e Austrália.

Normalmente, o gafanhoto vive isolado. Mas, quando chove e a vegetação cresce, ele se reproduz e aumenta a sua densidade. Ele passa a se tornar gregário.

Pesquisas anteriores tinham mostrado que estímulos físicos causam a mudança - cheiro, visão e toque de outros gafanhotos. Em dado momento, o comportamento gregário agrupa um enxame migratório em busca de comida.

Besouro Golias











As larvas desse besouro necessitam de mais proteína do que a maioria das larvas de outros besouros e ao invés de se desenvolver em materiais vegetais deteriorados, tais como árvores e madeira morta eles precisam de mais, como turfa em que ele coloca seus ovos.

Essas larvas crescem tão rapidamente que chegam ao incrível peso de 100 gramas por cerca de quatro meses. Eles podem crescer até cinco centímetros de comprimento na fase larval.

Durante o período das secas ele fica completamente inativo por cerca de três semanas, a larva encolhe e tornar-se muito enrugada, quando, em seguida, rompe a pele e inicia a fase da adolescência(pre-pupa).

O besouros Golias adultos se alimenta de plantas que são ricas em açúcares ou glicoses, especialmente seiva da árvore. Eles também comem frutas, quando está muito madura. Besouros Golias têm um primeiro par de asas que funciona como uma tampas de proteção para o outro par de asas secundário. Somente o segundo par de asas são realmente utilizado para o vôo.

Barata Gigante de Madagascar














A barata gigante de Madagascar é uma das maiores que se conhece. Com comprimento entre oito e nove centímetros e pesando 15 gramas, tem existência discreta já que se trata de animal noturno e que foge da luz.

De corpo largo e protegido por uma forte carapaça, carece de asas e suas patas robustas estão providas de pequenas espinhas. Habita as florestas e nunca se instala em residências.

Gigante Weta












O nome vem da palavra da língua Maori "wētā".

Os Wetas são muito grandes para os padrões de insetos. Eles podem pesar mais de 70g, tornando-os um dos insetos mais pesados conhecidos e documentados no mundo.

O gigante Weta não pode saltar porque são muito mais pesado do que seus parentes gafanhotos. Wetas gigantes são das espécies de weta, do gênero Deinacrida, (que em Grego quer dizer: gafanhato terrível), da família Anostostomatidae. Eles são encontrados principalmente em pequenas ilhas ao largo da costa das ilhas pricipais da Nova Zelândia, e são exemplos de gigantismo na ilha. Weta se esconde sob pedras ou restos vegetais.

Titanus giganteus


















Entre os maiores insetos do mundo pelo menos quatro bichos brasileiros disputam o título de maior inseto do planeta. O "Titanus giganteus" (foto ao lado), alcança até 22 centímetros de comprimento e pesa 70 gramas.

"Os maiores insetos são sempre encontrados nas regiões tropicais", afirma o entomologista José Henrique Guimarães, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). O Calor e a fartura de comida em lugares como a selva amazônica são excelentes para o desenvolvimento desses bichos.

fonte: deoolhonanet.blogspot.com/.../insetos-e-aracnideos.html
socuriosidades.blogspot.com/.../recordes-insetos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário