MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sábado, 16 de abril de 2011

PEQUENA HISTÓRIA DE UMA GRANDE "BANDA" DE ROCK

O Burzum é uma banda de black metal de Varg Vikernes (ou Count Grishnackh), no qual ele toca todos os instrumentos. Apenas no EP Aske de 1993 que Vikernes contou com a participação de Samoth - integrante da banda Emperor - no baixo. Em 1991 surgia a primeira demonstração do Burzum, e em 1992, um álbum auto-intitulado Burzum foi lançado pela gravadora Deathlike Silence de Euronymous (líder do Mayhem). O nome da banda, assim como o nome "Grishnackh", foram tirados do livro de aventura fantástica "O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien. "Burzum" é uma das palavras que estão escritas em Língua Negra no Anel de Sauron, a última sentença é "ash nazg durbabatuluk agh burzum ishi krimpatul", que significa "um anel para atrair todos eles e uni-los através da escuridão". Burzum seria "escuridão"
No início, o Burzum se chamava Uruk-Hai e contava com alguns amigos de Varg Vikernes. O projeto foi abandonado pois Varg assumiria a guitarra na banda de black metal Old Funeral. Vikernes voltou com o Uruk-Hai, mas como "Era um novo começo, então eu precisava de um novo nome", foi renomeado para Burzum.
 
Varg nunca foi satanista e não mostrava pensamentos satânicos, apenas apresentava idéias anticristãs (Varg repudia as religiões judaico-cristãs) e paganismo. Ele não se interessava por Satanismo ou por outras "criações cristãs", e sim pelos deuses nórdicos e pela "redescoberta da verdadeira raça norueguesa e sua cultura". Assim, o criador do Burzum abandonou a temática anticristã e se auto-afirmava ser um viking, defendendo idéias que engrandeciam a própria raça nórdica. Seu orgulho e adoração pela cultura nórdica eram tantos que foi inevitável sua aproximação com o nazismo, embora Varg não seja nazista.
Em 1993, Varg Vikernes mata a facadas Euronymous, seu colega e integrante da banda Mayhem devido em partes pela inveja que Euronymous sentia de Varg por roubar o espaço dele no cenário black metal e por Vikernes desmascarar suas mentiras, mas ele não pensou em matar Aarseth e sim o contrario, estava em posição de auto-defesa. Em 1999, Varg Vikernes confirma o fim do seu projeto, e o Burzum acaba.

No dia 22 de maio de 2009 (Dez anos depois ter confirmado o fim do Burzum), Varg Vikernes deixa a prisão e começa a gravação de mais um álbum. Inicialmente o nome deste álbum seria "Den Hvite Guden", porém Varg preferiu mudar o título para Belus. O Burzum renasce em 8 de março de 2010 com o esperado álbum Belus, depois de 11 anos, com a sonoridade parecida com Hvis Lyset Tar Oss e Filosofem. O álbum não apresenta conteúdo de religioso ou anti-religião.


HISTÓRIA:
Ao lado do guitarrista Oystein "Euronymous" Aarseth, do Mayhem (outra banda norueguesa) , Varg Vikernes chocou o gélido país escandinavo com uma série de atentados incendiários contra igrejas - pelos quais ambos foram condenados. Varg Vikernes guardava em sua casa cerca de 100kg de explosivos.

O "cabeça" do Burzum foi condenado a 21 anos de cadeia em 1993 pelo assassinato do então companheiro Euronymous. Por diferenças ideológicas, o criador do Burzum esfaqueou o guitarrista 23 vezes.
 Count Grishnackh

Nenhum comentário:

Postar um comentário