MÚSICAS INESQUECÍVEIS

sábado, 2 de janeiro de 2016

KOKO - A GORILA COM "CORAÇÃO HUMANO"

Koko é uma gorila estadunidense  inteligente  e sensível que aprendeu a linguagem de sinais e entende a fala dos humanos. Para comemorar seu aniversário de 44 anos, ela, que vive na instituição Gorilla Foundation, em Redwood (EUA), pode escolher dois gatinhos para adotar, de uma caixa de filhotes.
Koko já havia sido “mãe” de outros gatinhos antes. Em 1984, ela pediu a seus treinadores um gato como presente de aniversário e ficou frustrada ao receber um bicho de pelúcia. Quando, no ano seguinte, ela ganhou um gatinho de verdade, batizou o bichano de All Ball (“todo bola”, por causa da forma do filhote).
Koko se mostrou uma mãe muito cuidadosa e ficou deprimida quando All Ball morreu atropelado. Depois, ela adotou os bichanos Lipstick e Smokey.
Koko (nascida em 4 de julho de 1971) é o nome de uma gorila cativa aculturada treinada pela Dra. Francine Patterson e outros cientistas na Universidade de Stanford para comunicar certos sinais baseado na Linguagem de Sinais Americana. Alguns cientistas afirmam que as ações de Koko indicam uma capacidade de aprender uma linguagem. Outros afirmam que suas ações são apenas o resultado de condicionamento operativo, no qual ela não entenderia o significado do que está fazendo, mas aprende a completar os sinais apenas porque os pesquisadores a recompensam por isso. Tal debate requer o exame cuidadoso do que significa “aprender” ou “usar” uma linguagem; linguagem animal para uma maior discussão.  Nascida em São FranciscoCalifórnia, o treinamento de Koko começou na idade de um ano. Patterson com o tempo avaliou o vocabulário de Koko em mais de 1.000 sinais e capaz de enteder cerca de 2.000 palavras em inglês. Inúmeros documentários foram feitos sobre Koko, incluindo Koko - A Talking Gorilla de 1977. Em 27 de abril de1998, Koko participou de um "bate-papo" ao vivo na AOL. Koko viveu a maior parte de sua vida em Woodside.
Em agosto de 2004, Koko esteve nas notícias novamente devido a uma dor de dente. Ela comunicou que estava com dor, e de acordo com seus treinadores foi capaz de indicar o nível de dor numa escala de 1 a 10.
A gorila também demonstrou grande tristeza , ao saber da morte do ator Robin Williams. Em 2001, ele esteve na Fundação e gravou um vídeo no qual aparece trocando gestos de carinho com Koko. Os gorilas, demostram emoções; e também ficam tristes e deprimidos. Mas mesmo compartilhando 98%-99% do nosso DNA, eles não podem falar pois os gorilas não têm cordas vocais. 

O gorila é o maior primata vivo, podendo alcançar mais de 1,80m e pesar ao redor de 230 kg. Apesar de seu imenso tamanho e força, esse enorme animal é incrivelmente gentil e inteligente.

logotipoA Fundação Gorilla / / Koko.org
1733 Woodside Rd., Suite 330, Redwood City, CA 94061 
1 800-ME-GO-APE (1 800-634-6273) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário